Projetos de mobilização da sociedade civil, novas formas de viver a cidade e adesão de empresas do setor privado a compromissos voluntários foram temas de destaque do terceiro e último dia da conferência internacional Sustainable Brands Rio 2015. Combinando debates dos dias anteriores, a programação contou com workshops, discussões no Activation Hub e a plenária “Como conectar com as necessidades da sociedade”.
No total, mais de 500 pessoas, representando empresas, ONGs, academia, mídia e sociedade civil, compareceram ao evento, cujo tema central – “How now: como a inovação em sustentabilidade está transformando os negócios agora” – estimulou não apenas debates sobre desafios e perspectivas, mas também a apresentação de iniciativas atuais que exemplificam o potencial de transformação das atividades empresariais.
Na plenária, representantes das organizações Novos Urbanos, Instituto Pereira Passos, Grupo Pão de Açúcar, The Nature Conservancy, Benfeitoria, Play the Call, Treebos e Patagonia apresentaram modelos de ação que conversam com necessidades atuais, em eixos como a nova economia, a mobilização para causas sociais.
Os workshops, por sua vez, voltaram atenções às formas de modificar o posicionamento e a atuação das organizações. Um deles, “Quero ser B!”, foi organizado pelo Sistema B – rede global que reúne empresas comprometidas, do estatuto à estrutura de gestão, com o crescimento aliado ao bem-estar social, econômico e ambiental – e trouxe informações e exemplos sobre o processo de certificação das empresas. Já a Aoka Labs Liderança Sistêmica comandou o workshop “Como liderar a transformação em sistemas complexos?”.
No Activation Hub, parceiros e apoiadores do SB Rio 2015 continuaram a troca de experiências, por meio de palestras seguidas de debates abertos com o público. A Basf e o Pacto Global, por exemplo, convidaram para um debate sobre os recém-criados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Já o Viva Bairro, iniciativa multisetorial de desenvolvimento de comunidades urbanas realizada pelo Extra, pelo Aoka Labs e pelo Instituto Aromeiazero, apresentou o experimento realizado em 2015 em cinco localidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, demonstrando como movimentos em rede podem contribuir para a concretização de melhorias nos bairros. “Experimentações coletivas como essa provam que é possível obter êxito unindo empresas e sociedade civil em torno de interesses comuns”, disse Eduardo da Rocha e Souza, do Grupo Pão de Açúcar.
SBio
At the Sustainable Brands Innovation Open (SBio), a startup competition that is taking place for the second time as part of SB Rio’s program, the four finalists selected by the judges were announced at the closing plenary session this morning: Clube Orgânico, Risu, Insolar, Scicrop. After the project defenses, the jury announced the winner: Scicrop. The audience at the plenary session, with 48% of the votes, elected Clube Orgânico.
Millennials LAB
The contributions of 30 young people aged 18 to 24 to the SB Rio 2015 discussions were also presented at the closing plenary session of the conference. Through the Millennials LAB, the themes discussed in the workshops, sessions and plenary sessions were discussed and examined by the young people, who gave a critical presentation during the plenary session “How to connect with the needs of society”. Implemented for the first time at this edition of the conference, the program is a partnership between Coca-Cola, The Mob and Report.